Realizando configuração Master e Slave de um HD
Quando vamos fazer a instalação ou substituição de um HD IDE devemos conectar o cabo de força da fonte de alimentação e o cabo flat de preferencia de 80 vias com a via 1 do flat com a do pino 1 do hd, mas sabemos que um hd ide também precisa de mais uma configuração a ser realizada que é as opções de master e slave.
Está configuração é feita através de um jumper, o jumper é responsável pode fazer a união de dois pinos com a finalidade de definir uma configuração de algum dispositivo, neste caso o jumper que será responsável por fazer a configuração entre master e slave. Todos os Hds Ide tem uma tabela ou numeração impressa em sua etiqueta mostrando qual os pinos do hd você de fazer a união para definir se o mesmo será master ou slave.
Segue um exemplo de tabela abaixo
Veja abaixo os pinos a ser ligados para o hd ficar master ou slave.
Quando devemos deixar um hd master ou slave?
Quando temos um hd e um Cd-rom devemos deixar o hd master e o cd-rom slave, quando temos dois hds e um cd-rom devemos deixar um hd master e o outro slave e o cd-rom slave.
Obs: Lembre-se nunca devemos deixar dois hds ou cd-rom no mesmo flat com as mesmas configurações, caso você deixe dois hds ou cd-rom master eles não serão identificados pela BIOS.
Na parte inferior de um hd também temos impresso na própria placa de circuito como deixar o hd master ou slave, na minha opnião isto facilita muito e fica mais fácil realizar tal operação.
Dúvidas? Deixe seu comentário.
0 comentários:
Postar um comentário