Ads 468x60px

Subscribe:

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Como identificar uma placa mãe queimada

Aprenda a descobrir quando uma placa mãe esta queimada

Quando pegamos um computador ou uma placa mãe que não liga, ou seja, não da sinal nenhum de vida, devemos fazer o seguinte teste usando um multímetro digital.
Coloque o multímetro na escala de diodo (escala de semi-condutores) ou teste de continuidade, se o seu multímetro apita ou seja, emite sinal sonoro quando há continuidade será melhor para fazer o teste na placa mãe.

Após colocar o seu multímetro na escala correta devemos fazer o teste no ATX12V da placa mãe conector branco que tem 4 pinos onde vai ligado o P4 da fonte 12V, os dois pinos abaixo ou a direita são os terra (dependendo da placa mãe) e os outros dois pinos são positivo que recebem os 12V amarelo da fonte, quando você medir terra (preto) com terra (preto) deve dar continuidade ou apitar o multímetro, ok, agora quando você medir terra com positivo os mesmo não deve dar continuidade nem apitar caso não ocorra isto a placa mãe está com problema na fonte DC/DC nos reguladores de tensão ou seja, em seus transistores mosfet.

Para maior compreensão do teste da placa mãe assista o vídeo abaixo de 5 minutos e aprenda este segredo que pouco revelam

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola professor André estou com uma duvida tenho várias placas aqui, umas não pega outras não da video e outras pegando, mas fiz este procedimento e da continuidade em todas até nas placas que estão normal e agora?

AndreCisp disse...

Faça o seguinte, retire a bateria da placa mãe, lave a placa com Álcool isopropílico usando pincel anti estática e deixe secar no sol durante 1 hora, já recuperei várias placas mães que não estava dando vídeo e nem ligando usando este processo.

Postar um comentário

Meus Contatos

e-mail: andrecisp@hotmail.com