Ads 468x60px

Subscribe:

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Aprenda a testar um capacitor de eletrolitico


O capacitor de eletrolítico é um componente eletrônico que tem como função armazenar e filtrar energia, é um componente muito comum em placas eletrônicas e também é o componente que costuma dar bastante problema, por esse motivo temos que ter uma noção em como testar o mesmo.

Para fazer um teste mais preciso digamos 100% de certeza que o mesmo está funcionando precisamos ter um osciloscópio ou um capacímetro, porém como são itens caros e que poucas pessoas tem neste tutorial   vamos ensinar como testar o capacitor usando um multímetro digital que custa R$ 20,00.

O primeiro passo é verificar se o capacitor está carregando para tal procedimento colocamos o multímetro na escola de diodo ou seja de continuidade (quando o multímetro está nesta escala ele manda uma tensão de  3v para as pontas de prova) desse modo o capacitor irá carregar aproximadamente 3v, para carregar o capacitor encoste as pontas de prova do multímetro do capacitor, ponta preta no lado negativo e ponta vermelha no lado positivo, permaneça de 30 a 60 segundos é o tempo suficiente para o capacitor armazenar   por volta de 3v.

O segundo passo é medir o capacitor, devemos colocar a escala do multímetro na posição 20v de corrente continua, e meça a tensão do capacitor deve dar por volta de 3v, isto é sinal que o capacitor está carregando.

O terceiro passo é verificar se o capacitor esta dando fulga, devemos colocar a escala do multímetro em 20K ohms e colocar as pontas de prova do capacitor e verificar se o valor vai de negativo para positivo, inverta as pontas e verifique se vai acontecer o mesmo ir de negativo para positivo, se estiver acontecendo isto ao inverter as pontas de teste o capacito não está com fulga.

Para maiores informações segue o vídeo abaixo mostrando na prática como testar o capacitor e verificar se o mesmo está dando fulga.

0 comentários:

Postar um comentário

Meus Contatos

e-mail: andrecisp@hotmail.com